terça-feira, 31 de julho de 2012

Errar é humano. Persistir no erro é burrice!

Ao nosso redor, deparamos com erros "clássicos" de ortografia, outros de chorar. Sem falar na falta de coerência presente em algumas placas e avisos.
O fato é que cada vez menos as pessoas têm se importado com a língua portuguesa. Acham que, se forem entendidos, está bom (linguisticamente está correto). Mas, às vezes, o erro é tão bizarro que não é possível compreender a mensagem.
Portanto, é importante prestar atenção ao que se escreve (e ao que se lê também, pois pode nos levar a errar) para não propagar um erro banal, como podemos ver nas placas abaixo.

Parece que alguém fugiu da escola!

Vixi! Fora os erros ortográficos, está difícil desvendar o final da mensagem. Alguém consegue traduzir?

Será que ele confundiu "vizinho" com "visita"?

Hum! Trufa de "mouse"? Acho que não vou experimentar, não!

"O jipe do padre fez um furo no 'pEneu'"

Alguém não vai cair da ponte...

"Pida" sua tapioca!

Olha que beleza! Ao vivo!

Cão "vale quente"?

Ah! Por isso que eles ficam "sentados" nas prateleiras!

Sem comentários...

Meus Deus! Cadê as vírgulas para ajudar a decifrar esse enigma!

As placas são engraçadas, mas mostram que a situação do Português é crítica. E olhe que nem mostrei os errinhos das redes sociais, o que é mais preocupante, pois, de tanto escrever de qualquer jeito, quando precisa escrever de acordo com as normas, a pessoa não sabe.
Por isso, se ficou em dúvida da ortografia de uma palavra, consulte o dicionário! Na internet tem vários dicionários a sua disposição, não precisa se o de papel. Consulte o "pai dos burros" e não saia escrevendo de qualquer jeito. Além disso, preste atenção ao conteúdo da mensagem!
Ajude a salvar o Português!

Nenhum comentário:

Postar um comentário