A carta é uma modalidade redacional livre, pois nela podem aparecer a narração, a descrição ou a reflexão. O que determina a abordagem, a linguagem e os aspectos formais de uma carta é o fim a que ela se destina: um amigo, um negócio, um interesse pessoal, um ente amado, um familiar, uma seção de jornal ou revista etc.
A estética da carta varia de acordo com sua finalidade. Se o destinatário é um órgão do governo, a carta deve observar procedimentos formais como a disposição da data, do vocativo (nome, cargo ou título do destinatário), do remetente e a assinatura.
Abaixo segue um bom exemplo de carta. Após o fracasso da Seleção Brasileira na última Copa do Mundo e a demissão da equipe técnica, Dunga escreveu ao Presidente da República, Lula, para se agradecer e defender seu trabalho, argumentando que não faltou empenho e dedicação para tentar alcançar o título.
Estrutura da Carta
Por vezes surgem-nos situações em que precisamos de escrever uma carta formal e muitas pessoas ficam logo aflitas, pois não sabem como o fazer. Escrever uma carta formal não exige conhecimentos linguísticos muito elevados, apenas um simples hábito de seguir as regras e princípios.
A carta deve seguir uma estrutura, Primeiramente, ao lado direito, escreva o local seguido da data e um pouco mais a baixo o assunto da carta, que deve ser curto e conciso, uma frase apenas. Isso irá ajudar o leitor a conhecer o assunto da sua carta rapidamente.
Em seguida, comece por abordar a pessoa para a qual vai escrever, a chamada abertura de carta, utilizando expressões como “Ex.mo Senhor” ou similares. Um pouco mais embaixo, dê início ao conteúdo da carta, o texto inicial.
Por fim, terá de fazer o fecho da carta. Nesse momento, você poderá agradecer a atenção do destinatário da carta e apresentar-lhe os seus cumprimentos.
Exemplo de Carta Formal
- Faça sempre uma breve introdução sua ou do assunto que o leva a escrever a carta;
- Para fazer passar a sua mensagem ao destinatário da sua carta, não elabore grandes textos, seja conciso e explícito;
- Explique o motivo pelo qual escreveu a carta e diga porque é que precisa da ajuda dessa pessoa para resolver o problema, caso seja esse o assunto que o levou a escrever a carta;
- Ao fechar a carta, deixe bem explícito seu pedido ou sua denúncia e agradeça sempre a atenção dispensada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário