domingo, 26 de junho de 2011

A herança do Rei do Pop

Já faz dois anos que Michael Jackson, o Rei do Pop, nos deixou. Mas ele continua presente através de suas obras, de sua herança, pois é inegal a contribuição dele para a cultura mundial.
Artista completo, inovador. Criou um novo jeito de dançar, ousou ao criar clipes. Era um gênio da música e da dança, e como a maiorria dos gênios, era incompreendido por muitos.

O fato é que ele influenciou cantores, dançarinos, gerações, não só pela sua arte, mas pela mensagem que tentava passar em suas canções. Mensagem de paz, de motivação, de alerta à humanidade que está consumindo todo seu planeta sem entender que ele é a sua morada. Enfim, Michael fez sua parte e tenho certeza que sensibilizou muita gente através de sua música.
Aproveitando uma de suas grandes criações, deixo aqui um ótimo exemplo de enredo criativvo e um dos clipes mais famosos de Michael: Thriller.

Este clipe foi uma das inovações de Michael. Foi o primeiro clipe a ter uma história, um enredo (como o que vimos nas aulas de redação, com apresentação, complicação, clímax e desfecho). É a história da moça que vê o namorado juntar-se a um monte de zumbis que querem atacá-la em um cemitério; é uma das mais conhecidas citações da cultura pop.


 
Com direção de John Landis e maquiagem de Rick Baker, o clipe tem inacreditáveis (para os padrões de hoje) 14 minutos e custou US$ 800 mil. Foi lançado na recém-nascida MTV, um ano depois do lançamento do álbum, e faturou logo de cara o prêmio de Melhor Coreografia da MTV, em 1984.

Quase 20 anos depois de ser lançado e elevar Michael Jackson definitivamente ao posto de rei do pop, Thriller ainda segue no topo de inúmeras listas de música. Em pesquisa feita pelo My Space, o clipe da música foi eleito o mais influente e inovador de todos os tempos.

Um comentário:

  1. Lembro quando foi lançado no fantastico este clip.....eu era criança e ficava em frente a tv tentando imita-lo......è o tempo passou Michael Jackson mais uma estrela da musica que se foi ..........................................

    ResponderExcluir