sábado, 27 de agosto de 2011

O que é analogia?


A palavra analogia, derivada do grego analogos e que significa "que tem relação com" ou "proporção", designa uma igualdade de relação entre quatro elementos quando tomados dois a dois. Ou seja, uma analogia é uma relação de equivalência entre duas outras relações.

As analogias têm uma forma de expressão própria que segue o modelo: A está para B, assim como C está para D. Por exemplo, diz-se que: "Os patins estão para o patinador, assim como os esquis estão para o esquiador", ou seja, a relação que os patins estabelecem com o patinador é idêntica à relação que os esquis estabelecem com o esquiador.

A maior parte das pessoas achará a analogia dos esquis/patins verdadeira. No entanto, é extremamente difícil estabelecer de forma rigorosa porque é verdadeira. Normalmente, as analogias são fluidas e uma análise mais detalhada poderá revelar algumas imperfeições na comparação. Afinal, esquiar e patinar são atividades parecidas, mas não são exatamente iguais.

Segundo o dicionário Aurélio, analogia é:

1.Ponto de semelhança entre coisas diferentes.

2.Semelhança, similitude, parecença.

3.Filos. Identidade de relações entre os termos de dois ou mais pares.

4.Filos. Semelhança entre figuras que só diferem quanto à escala.

5.Filos. Semelhança de função entre dois elementos, dentro de suas respectivas totalidades. [Cf., nas acepç. 3 a 5, generalização (5).]

6.Fís. Relação entre dois fenômenos físicos distintos que podem ser descritos por um formalismo matemático idêntico, a qual pode existir entre um fenômeno elétrico e outro mecânico, entre um acústico e um elétrico, etc.

Vocês notaram que a palavra "analogia" tem outros significados para a filosófica e a física. A primeira, equivale à descrição do início do texto.

Em suma, a analogia é a relação, semelhança de uma coisa com outra: analogia de formas, de gostos.

2 comentários: